segunda-feira, abril 07, 2008

Apresentando outros artistas: Vanda Noronha



Esta semana tenho o prazer de vos apresentar uma das artistas que mais admiro: chama-se Vanda Noronha, tem 27 anos, trabalha como criadora a tempo inteiro e vive em Manchester, no Reino Unido, embora seja originalmente do Estoril, em Portugal.



- Sempre te interessaste pelos "crafts" e tens alguma ligação profissional a essa área, ou houve algum momento decisivo em que decidiste começar a fazer coisas? Se sim, qual e porquê?

Quando era pequena queria ser artista, mas não era lá muito jeitosa, bem antes pelo contrário! Acabei por enveredar pelas Humanidades, a minha outra paixão, e tirei o curso e o Mestrado em Religiões e Teologia. Foi quando mudei para o Departamento de História para um doutoramento que comecei a desesperar e a precisar, muito, de escapar creativamente. Já tinha trabalhado como designer gráfica, webdesigner e fotógrafa quando estava na Universidade, mas comecei a ler e a pesquisar sobre o artesanato urbano e a experimentar trinta mil coisas e processos, o resultado dos quais nunca viu a luz do dia! Ainda tive outra loja com algumas experiências, mas não lhes tinha grande amor. Quando criei o colar do coração anatómico achei que tinha finalmente feito algo original, e resolvi pô-lo à venda sob o nome de Paraphernalia, com outros quatro colares da mesma colecção.

- Como surgiu a ideia de começares a vender as tuas peças? Já tinhas essa ideia em mente quando as começaste a fazer, ou foi algo nada planeado? Agora é algo que fazes a tempo inteiro, ou é um hobby? Quando começaste fazias ideia de que ias ser tão bem sucedida e ias ter tanto trabalho, ou pensavas que ias vender só uma peça ou outra de vez em quando?

Não me lembro exactamente de como descobri o Etsy - foi um ano um bocado confuso! Eu sou algo capitalista e acho que trabalhar para a gaveta não faz sentido nenhum, por isso o objectivo sempre foi ter uma loja. A originalidade e integridade do design são muito importantes para mim, mas se trouxerem dinheiro ainda é melhor! Quando comecei tive momentos bons e maus - achava que o que fazia era demasiado estranho, mas também tinha noção que era original o suficiente para ficar na memória das pessoas. Vendi alguns logo uma semana depois de os pôr à venda em Dezembro de 2006 e pouco depois o Coração apareceu na página principal do Etsy, o que tornou a loja mais conhecida! As vendas desse dia também me levaram a pôr a colecção Fauna à venda, que já estava feita mas não fotografada. A partir daí as coisas começaram a vender, até que finalmente em Março fiquei na posição de me dedicar a isto a tempo inteiro, dar o salto e recusar uma bolsa de estudo para o Doutoramento (de onde saí também). O Natal de 2007 foi optimo!

- Onde vais buscar inspiração para as tuas colecções? Qual é o teu material favorito para trabalhar?

Eu tenho centenas de ilustrações antigas de várias fontes e há vezes em que olho para a ilustração em si e vejo um colar, outras vezes a ideia aparece já feita na minha cabeça. Eu sou pouco usual nestas coisas porque não tenho um "inspiration board" com coisas que me inspiram como a maioria dos designers que conheço. Aliás, sou péssima a arranjar inspiração seja onde for - acho sempre que estou a copiar e detesto essa sensação. As coisas que faço tendem a vir só de mim e até gosto disso. O meu material favorito é acrílico, claro! É um material perfeito para mim, porque consigo fazer exactamente o que quero com ele e foi um processo de aprendizagem bastante rápido, o que é bom porque sou extremamente impaciente!

- Planos para o futuro?

Muitos, mas muito no ar! O Francisco (o marido) está agora a acabar o Doutoramento e não sabemos muito bem para onde vamos a seguir. Gostava de eventualmente voltar a Portugal (a santa terrinha, afinal de contas) e de voltar ao Japão durante uns tempos. Quero viajar mais, começar a usar materiais mais nobres e expandir a Paraphernalia. Contratar uma ajudante a part-time também seria perfeito, mas neste país é impossivel! É tudo uma grande aventura :)



Há várias lojas à volta do mundo que vendem os produtos da Vanda, nomeadamente nos E.U.A., Canadá, Austrália, Singapura, Hong Kong, Bélgica, etc... mas a maneira mais fácil de os comprar será mesmo pela sua nova loja. Não deixem de a visitar porque vale muito a pena!

Sem comentários: