segunda-feira, março 31, 2008

Apresentando outros artistas: Joana Reis



A artista que entrevisto esta semana chama-se Joana Reis, tem 24 anos e vive em Vila Nova de Gaia. As suas criações com lã são muito inventivas e originais, fugindo ao que normalmente se vê feito com esse material!



- Como surgiu o teu interesse pelo artesanato?

Desde miúda sempre me levaram a feiras de artesanato e acho que foi aí que lentamente comecei a gostar, sempre comprei muitas coisas nesses sítios. No geral, acho que desde que me lembro que gosto de trabalhos manuais.

- E daí até começares a vender o que fazias, como é que aconteceu?

Demorou imenso tempo, confesso. Fiz o meu primeiro estojo quando tinha 12/13 anos e sempre adorei o resultado. Acho que é das poucas coisas que mantive durante tanto tempo. Há uns meses atrás, como ainda o utilizo, comecei a pensar em tentar fazer outro, para ver se conseguia. Entretanto, vi crescer um projecto amigo chamado Azul Cian e isso deu-me motivação e coragem para tentar fazer o mesmo.

- De onde vem a tua inspiração?

Depende muito. Tanto pode ser de querer algo para mim que não encontro em qualquer lado e tentar fazer, de ver uma combinação de cores que goste, etc.

- Qual o teu material preferido para trabalhares?

Sem dúvida, a lã. É o que dá a cor e vida ao que faço.

- Como surgiu a ideia de começares esta original linha de pulseiras e pregadeiras em lã?

Inicialmente, comecei por fazer estojos e bolsinhas, que são peças um bocado mais demoradas e que cansam mais. As pulseiras e pregadeiras surgiram de uma forma muito natural: apetecia-me fazer algo menos complicado e começaram por ser coisas que fiz para mim, porque queria ter uma pulseira de determinada cor ou uma pregadeira com uma certa combinação. Gostei dos resultados e resolvi fazer mais.

- Dedicas muito tempo às tuas criações? Como é a tua rotina diária?

Como tenho bastante tempo livre, acabo por dedicar parte do dia a fazer algumas peças. Tento dividir pela manhã e tarde. Se tiver prazos, faço horários mais estranhos.

- O que te agrada mais em venderes as tuas peças?

Agrada-me pensar que alguém compreende as minhas ideias e que as reconhece como algo que é possível usar no dia-a-dia.

- Planos para o futuro?

Recentemente, comecei a fazer malas e cintos, por isso quero apostar em aperfeiçoar este tipo de peças. Além disso, quero também expandir este projecto: mais divulgação, abrir uma loja no Etsy e quem sabe, vender as minhas peças noutras lojas.



Podem encontrar o trabalho da Joana exposto no seu blog, Myspace e album do Flickr!

Sem comentários: