segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Apresentando outros artistas: Vanessa Fernandes



Esta semana apresento-vos a Vanessa Fernandes (mais conhecida por Valex), de 22 anos, actualmente a viver numa pequena aldeia perto de Torres Vedras. É ilustradora, trabalhou durante o último ano como livreira e desde o início de 2008 é Designer e Criativa de uma empresa.



- Como surgiu o teu interesse pela fotografia?

No meu 11º ano na Escola Secundária Artística António Arroio tive aulas práticas e teóricas de Fotografia, com o fotógrafo Bruno Sequeira. Foram aulas inesquecíveis que me despertaram o meu interesse pela fotografia. Desde então comecei a tirar fotografias com a máquina Konica analógica que o meu irmão me tinha dado e mais tarde comprei uma Nikon Coolpix 5000.

- Que máquina fotográfica usas?

Regularmente uso a minha Nikon Coolpix 7900, para matar saudades uso a Nikon Coolpix 5000 e para me divertir ainda mais a Lomo Oktomat. Gostaria de comprar uma máquina melhor, se não gastasse o dinheiro todo em bonecas e livros.

- De onde vem a tua inspiração?

A maior parte da minha inspiração vem da minha vivência, do meu dia-a-dia. São retratos de momentos que me acontecem ou de pessoas que conheço. De livros que leio, principalmente de livros infantis. A minha fotografia está muito relacionada com o meu gosto pela ilustração e a necessidade de desenhar o que me rodeia.

- Qual o teu motivo preferido para fotografares?

Sem dúvida, os meus bonecos! Adoro criar narrativas com os bonecos como se se tratassem de pessoas e acontecimentos reais. Gosto de fotografar desde bonecos que compro em segunda mão em feiras, a Blythes e Pullips.

- Dedicas muito tempo à fotografia? Como é a tua rotina diária?

Na rotina diária tento sempre conciliar o trabalho, o amor e a ilustração. Ando sempre com a máquina comigo, trata-se de um hobby que todos os dias ponho em prática. Costumo visualizar a fotografia que quero realizar na minha cabeça e depois monto o cenário para ela. A fotografia acaba por ser aquele momento mais livre que tenho no dia-a-dia para descontrair.



Podem conhecer melhor o imaginário colorido e adorável da Vanessa no seu site, loja (pois ela também é artesã!) e album do Flickr.

Sem comentários: