segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Apresentando outros artistas: Rachel Caiano



Esta semana apresento-vos a Rachel Caiano, uma artista de 30 anos, que trabalha como ilustradora e não só, em Lisboa.



- Como surgiu o teu interesse pela ilustração/artesanato?

Não existe propriamente um começo. O desenho sempre fez parte da minha forma de comunicar, nem sempre sob a forma de ilustração, mas também de cenografia, arquitectura, pintura... são pontos de interesse que me deram diferentes formas de utilizar o traço. Com o nascimento dos meus filhos, a ilustração transformou-se numa forma de conciliar o trabalho com a família. O atelier era em casa e os horários flexíveis.

- De onde vem a tua inspiração?

A "inspiração" mais imediata vem muitas vezes de um objecto, de um material ou fotografia que sugerem personagens ou situações. Gosto de trabalhar rodeada de coisas, livros e revistas para ver. Acho que é importante estarmos atentos ao que se faz nas artes: literatura, teatro, arte, dança. Gosto da ideia de cruzamentos, das coisas que não são estanques, de eliminar fronteiras.

- Qual o teu material preferido para trabalhares?

Não tenho um material de eleição. Uso muitas coisas diferentes. Tento sempre encontrar uma linguagem que se adapte a cada tema ou texto específico. Não gosto de fazer sempre o mesmo. Estou sempre à procura de novos registos. Ultimamente uso muita colagem, desenho a tinta e Photoshop, tenho também muitos trabalhos em acrílico sobre papel e colagem.

- Dedicas muito tempo ás tuas criações? Como é a tua rotina diária?

De manhã tenho muita dificuldade em trabalhar de forma criativa e tento por isso fazer trabalhos mais mecânicos. Gosto muito do silêncio da noite. É muito bom para pôr ideias sobre papel, sem interrupções.

- O que mais te agrada no facto de expores e venderes o teu trabalho?

O olhar dos outras pode ser destrutivo, mas também construtivo. É sempre bom encontrar pessoas que dêem atenção ao nosso trabalho.



Podem encontrar os trabalhos de ilustração da Rachel aqui e outros objectos aqui. As suas criações estão ainda para venda nas seguintes lojas:

*ARBORETTO (Avenida Guerra Junqueiro nº 18 A - Lisboa)
*COR DE ERVILHA (Rua de Santa Catarina nº 4 - Setúbal)
*CASA CONNOSCO (Av. Dr. José Eduardo Vitor das Neves 35, 1º - Entroncamento)
*QUER (Parque Europa Rua Agostinho Neto, 35, Loja B - Lisboa)
*PAU DE GIZ (Rua Coelho da Rocha, 2 - c/v - Lisboa)

1 comentário:

M.A. disse...

bonitas ilustrações =)