segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Apresentando outros artistas: Aline Yamada



Esta semana apresento-vos a Aline Yamada, uma artista de 28 anos que vive em Columbus (no estado do Ohio, E.U.A.), embora tenha nascido no Brasil e lá vivido até aos 10 anos.



- Como surgiu a ideia para o nome da tua loja (Yumiyumi)?

O nome da minha loja deriva do meu apelido "Yumi". Gostei do som de "yummy yummy", embora a pronúncia e a ortografia sejam diferentes. Yumi rima com gloomy. Não é como yummy que rima com gummy.

- Como surgiu o teu interesse pela arte?

O meu interesse pela arte começou muito cedo. Provavelmente uma das minhas primeiras memórias é a de fazer desenhos e o quão contente eu ficava por ver que conseguia criar um mundo de duas dimensões a partir da minha imaginação. Tudo o que precisava para isso era uma superfície de desenho e um lápis. Sim, isto significa que podia usar a capa de livros, paredes, mesas e não apenas papel, para desagrado dos meus pais. Quando era pequena, passava horas a desenhar e a fazer coisas e ficava extremamente contente e feliz comigo própria. Os meus pais e outros familiares dizem-me que eu costumava contar histórias a partir dos meus desenhos às outras crianças na escola.

- De onde vem a tua imaginação?

Tenho de dizer que a maioria da imaginação para os meus trabalhos de ilustração vem da natureza. Gostava que estas ideias fossem registadas pessoalmente por mim, mas a maioria dos animais e plantas que desenho são tirados de livros sobre a vida animal e a natureza. Não tenho oportunidade de ir para parques ou sítios ao ar livre desenhar, agora que tenho um filho pequeno.

- Qual o teu material preferido para trabalhar?

Eu adoro pintar e desenhar, ou o que quer que seja que inclua usar as mãos para criar algo. Mas com as restrições que se têm de ter com uma crianaça pequena por perto, normalmente apenas desenho e uso o computador.

- A loja ocupa muito do teu tempo livre? Como é a tua rotina diária?

Sim, a minha loja e o meu filho são a minha ocupação a tempo inteiro. Tenho sorte de ter um filho tão bem comportado, mas ele ainda é pequeno e requere muito do meu tempo e dedicação. Costumo balancear o meu dia entre mudanças de fralda, cócegas, preparar refeições, dormir sestas e pôr novas peças à venda, responder a mensagens, preparar e empacotar encomendas e fazer novos trabalhos. Às vezes vem uma amiga minha tomar conta dele durante a manhã, para que eu possa adiantar algum trabalho.

- O que te agrada mais em venderes o teu trabalho?

O que me agrada mais em vender o meu trabalho... bem, fazer algo que amei durante toda a minha vida e ser paga por isso é extremamente compensador. Não é isso que todos queremos fazer? Nem sempre é fácil, claro e ás vezes acho que trabalho agora mais que em qualquer outro trabalho que tive, mas a recompensa e a gratidão que sinto ultrapassa tudo isso.



Podem encontrar mais trabalhos da Aline na sua loja Etsy!

Sem comentários: