segunda-feira, janeiro 14, 2008

Apresentando outros artistas: Marta Figueroa



Esta semana tenho o prazer de vos apresentar a artista Marta Figueroa (mais conhecida por Catrela), arquitecta do Porto, cujos minuciosos trabalhos em origami maravilham qualquer um.



- Como surgiu o teu interesse pelo origami?

Já vem de há muito e foi crescendo com o tempo. Em pequena fazia algumas dobragens que muitos miúdos fazem: barcos, "quantos-queres", copos e chapéus. Uma vez, uma amiga da minha tia ensinou-me a fazer um sapo que saltava e como era um modelo que os outros miúdos não conheciam, fazia sensação. Lembro-me de o ensinar numa aula de Trabalhos Manuais... Comecei nisto mais a sério a partir do momento em que passei a ter acesso à internet e a livros de origami.

- Qual a origem do teu nickname?

Eu gosto muito da Renault 4L. Catrela vem daí, é um aportuguesamento de "quatre elle". Comecei por usar o nome para endereços de email, e acabou por ser uma escolha inevitável quando chegou a hora de dar um nome ao meu blog.

- De onde vem a tua inspiração?

Acho que tudo acaba por ter origem em qualquer coisa que vi ou que experimentei, há muito ou há pouco tempo. Há também coisas que surgem da simples manipulação dos materiais, de experiências, do instinto...

- Qual o material com que preferes trabalhar?

Papel! Também trabalho com outros materiais, noutros trabalhos que não são origami. Gosto de reciclar, usar materiais que já pertenceram a outros objectos... e isto também se aplica ao papel. Como exemplo, dos papéis de embrulho dos presentes deste Natal, cortei quadradinhos para usar nos origamis.

- És tu que inventas os origamis que fazes, ou segues padrões?

Já criei uns modelos, mas acho que não saíram lá grande coisa. É uma coisa à qual nunca me dediquei a sério. Normalmente, sigo os diagramas de livros e também os que encontro na internet. Também aprendo com outras pessoas, em workshops e nos encontros do Clube de Origami do Porto, que "fundei" com alguns amigos.

- Dedicas muito tempo às tuas criações? Como é a tua rotina diária?

Há quase sempre um pouco de origami no meu dia. Uns dias mais do que outros. Costumo trazer papel na carteira e aproveito alguns momentos de espera para dobrar papel. Já dobrei muito nas minhas viagens nos transportes públicos...



Alguns dos seus trabalhos estão à venda nas lojas Maria Vai Com As Outras e Gesto (Porto), Criarte (Vila Nova de Gaia), Verdesperto (Aveiro), Micas (São João da Madeira) e em algumas feiras de artesanato que vão acontecendo. Podem ver mais exemplos do seu trabalho no seu album Flickr e no seu blog.

1 comentário:

bacondog disse...

Falta aqui dizer que a Marta é ainda responsável por "contagiar" uma série de gente com esta "febre" do origami, que é a "guru" do Clube de Origami do Porto, e que está sempre disponível (e com paciência!) para partilhar os seus conhecimentos com os que por lá vão passando.