segunda-feira, janeiro 28, 2008

Apresentando outros artistas: Isabel Freire



A entrevistada desta semana chama-se Isabel Freire, é designer de interiores e mora em Coimbra, onde trabalha a tempo inteiro e tem a sua familia (o marido e dois filhos).



- Como surgiu o teu interesse pelo artesanato?

Desde que me lembro, sempre andei no meio das linhas de bordar das lãs e dos tecidos. Não propriamente por influência familiar, pois ninguem era costureira ou coisa do género, mas porque a minha mãe sempre gostou de fazer crochet e tricot e por isso aprendi muito cedo, aos 5/6 anos, talvez... depois veio o ponto cruz (com ajuda da minha mãe), as pinturas em tecido... no meu quarto havia sempre cestos com tralhas, como dizia a minha mãe.

- Com que idade começaste a bordar? Como aprendeste?

O bordar, sem ser ponto cruz, surgiu já mais tarde, acho que já depois de ter o meu filho (de 10 anos), porque já estava cansada de fazer coisas para os bébés sempre em ponto cruz. Aprendi fazendo, inventando ás vezes e com a ajuda de alguns livros também.

- Qual a origem do nome da tua loja (Rosaechocolat)?

A esta pergunta não sei responder... são duas cores e duas coisas que gosto muito(principalmente do chocolate), achei que ligavam bem e depois tem um som agradável, não?

- De onde vem a tua inspiração?

A minha inspiração vem de todo lado, qualquer coisa que vi na rua e que apontei no meu moleskine, alguma coisa que alguém disse e que me lembro depois "posso pôr um na almofada!", o dia-a-dia, a vida, as árvores (que adoro bordar), etc.

- Qual o teu material preferido para trabalhares?

Adoro linho, algodão e por vezes outros tecidos que me conquistam pela textura, cores, desenho, mas principalmente pela textura. Tambem gosto muito de misturar materiais que ás vezes parece que não têm nada a ver um com o outro. Adoro ráfia também e ainda vou fazer algum bordado com algo em ráfia.

- És tu que crias os teus próprios padrões para os bordados?

Sim, sou eu que desenho todos os bordados, quase sempre directamente no tecido onde vão ser bordados.

- Dedicas muito tempo ás tuas criações? Como é a tua rotina diária?

Infelizmente tenho muito pouco tempo para me dedicar aos bordados, normalmente só começo a fazer alguma coisa por volta das 21h30/22h00, que é quando consigo ter tudo organizado e os míudos na cama. Há alguns dias - principalmente quando as ideias fervilham cá dentro - em que venho a casa à hora de almoço (sim, aqui dá para vir a casa à hora de almoço) e, em vez de almoçar, agarro nos bordados.



Para quem estiver interessado em comprar uma das peças únicas da Isabel, basta mandar-lhe um email e ela entrará em contacto com a pessoa logo que possível! Podem ver mais exemplos do seu lindo trabalho no blog e no album Flickr.

Sem comentários: