segunda-feira, dezembro 31, 2007

Apresentando outros artistas: Yara Kono



A artista que escolhi entrevistar esta semana chama-se Yara Kono, tem 35 anos e é designer gráfica e ilustradora a viver no Concelho de Sintra. O seu trabalho é bastante variado e único e inclui a ilustração, o tricot, a costura, o patchwork e o feltro (pregadeiras).



- Como surgiu o teu interesse pelo artesanato?

Sempre gostei de artesanato, mas foi a minha amiga Carla Pessoa a introduzir-me nesta área. Conheci através dela o grupo das Tricotadeiras de Lisboa, do qual fiz parte, e posteriormente passei a fazer parte do grupo das Tricotadeiras de Oeiras. Também foi a Carla que me fez conhecer o Flickr.

- Dedicas-te a vários tipos de artesanato (tricot, patchwork, costura, etc)... há algum que prefiras especialmente?

Definitivamente o patchwork, apesar de ter pouco tempo para dedicar-me com afinco.

- De onde vem a tua inspiração?

Vem da rua, do dia-a-dia, acho eu, mas também a internet ajuda-nos a conhecer trabalhos fantásticos de todo o mundo, sobretudo da terra natal do meu pai, o Japão. Eu já tive a oportunidade de lá ir algumas vezes e é uma fonte inesgotável de inspiração!

- Qual o teu material preferido para trabalhares?

Tecidos de diferentes texturas e cores.

- Dedicas muito tempo ás tuas criações? Como é a tua rotina diária?

Como trabalho a tempo inteiro no Planeta Tangerina, como designer gráfica e ilustradora, acabo por ter apenas os tempos livres para o artesanato. Logicamente gostava de dedicar-me mais à costura e ao tricot.



Podem ver vários exemplos do magnífico e variado trabalho da Yara no seu album do Flickr. Para já, as suas peças apenas têm sido vendidas a pedido de amigos, mas em 2008 espera-se a criação de um blog e a possibilidade de lojas venderem as suas criações. Cá aguardaremos com espectativa!

Sem comentários: