segunda-feira, novembro 26, 2007

Apresentando outros artistas: Bea Graansma

A partir de agora, irei começar uma rubrica semanal onde apresentarei artistas de diferentes países, cujo trabalho aprecio e admiro.

A primeira a ter concordado em dar-me uma pequena entrevista foi Bea Graansma, uma artesã que recentemente se mudou da Holanda para a pequena aldeia de Gent, na Bélgica. A Bea possui uma bem sucedida loja no Etsy e é conhecida pelos seus lip balm holders.


Eu já comprei um para mim e acho-o bastante prático e giro:


Aqui podem ficar a conhecer melhor a artista por trás destas criações tão originais.

- Como é que começou o seu interesse pelo artesanato?

Eu leio, desenho, pinto e faço trabalhos manuais desde sempre. Quando era pequena fazia muitas coisas usando restos de materiais da companhia de construções onde o meu pai trabalhava, embrulhos, coisas que encontrava na rua ou no bosque, ou até pedacinhos de tecido que a minha mãe, uma costureira, me dava. Infelizmente, a vida foi passando, ocupei-me com outras coisas e o único artesanato que fiz durante muito tempo foram peças funcionais, como roupas para mim e para o meu filho e a decoração da minha casa. Mas depois, há 8 anos atrás, devido a problemas de saúde, pude redescobrir os meus talentos creativos e ser uma artista modestamente bem sucedida. Infelizmente ainda, devido a um agravamento das questões de saúde, tive de desistir disso também. Mas não podia ficar parada e regressei ás minhas origens: transformei-me numa designer fazedora de todos os tipos de coisas bonitas.

- Onde é que vai buscar inspiração para as suas criações?

Eu encontro inspiração em tudo o que me rodeia. Tenho sempre centenas de ideias na minha cabeça e lembro-me que, quando era pequena, ficava surpreendida por descobrir que nem toda a gente era assim. Para mim isso era um estado de espírito normal. Todos os dias olho à minha volta, vejo objectos comuns e imagino o que posso fazer com eles. Adoro ir a feiras e lojas antigas procurar materiais que outras pessoas já não precisam e fazer coisas novas e bonitas com eles. E adoro receber novelos de lã, pedaços de tecido e botões antigos de senhoras idosas que já não os usam mais. Este tipo de coisas fazem-me ganhar o dia. Consigo fazer algo bonito de praticamente tudo!

- Como é que decidiu começar a vender as suas peças?

No início eu fazia as minhas coisas para a família e os amigos que tinham conhecimento do meu talento. Mas no dia 25 de Junho de 2006 criei a minha loja no Etsy e desde então tem tido bastante sucesso. Por causa dos meus problemas de saúde, a internet é o lugar perfeito para vender o meu trabalho. Embora goste de fazer vários tipos de artesanato, o crochet tem um grande peso na minha loja, porque são as peças que têm mais procura por clientes de várias partes do mundo.

Mas o trabalho da Bea é muito diverso e original, vejam mais algumas das suas peças:




Podem ver o resto do seu trabalho, assim como compra-lo, na William’s Giftshop.

Sem comentários: